fbpx

Cibersegurança – Por que a Segurança Digital se tornou tão importante para as Empresas?

Sabemos que, mediante a realidade em que vivemos hoje, pensar e investir em segurança torna-se cada vez mais necessário. Da mesma forma que colocamos equipamentos de vigilância em nossos pátios e grades em nossas janelas, é imprescindível providenciarmos a segurança das informações de nossas empresas que estão armazenadas na rede. 

Conhecer o que é Cibersegurança Empresarial permite aos gestores trabalhar de modo mais tranquilo perante as iminentes ameaças à segurança digital. O conceito de cibersegurança refere-se à proteção de sistemas, dados e quaisquer informações disponíveis na internet. Ela é fundamental porque a violação de dados pode prejudicar diretamente a empresa, os seus clientes e prestadores de serviço, considerando que muitas informações são confidenciais. 

Contar com Segurança Cibernética garante às empresas economia de tempo e dinheiro. Uma vez que ocorre a invasão e acessos não autorizados nos sistemas da empresa, a situação requer uma ação e solução imediata, pois o risco é imenso. Nesse caso a empresa precisa recorrer a uma solução especializada em segurança cibernética para garantir a sua própria segurança e a de todos que mantêm vínculo com ela e possuem dados compartilhados. 

Além disso, no momento em que ocorre um ataque ao sistema de armazenamento de dados da empresa, seja ele online ou na nuvem, a reputação da mesma é colocada em cheque. A confiança dos clientes e parceiros pode ser afetada ao observarem que a empresa não consegue garantir a segurança e a privacidade dos seus dados sigilosos. Isso contribui para aumentar ainda mais os prejuízos decorrentes da falta de segurança cibernética. 

De acordo com as pesquisas, cada instituição sofre, em média, 106 ataques cibernéticos por ano e um em cada três ataques consegue burlar os sistemas de segurança. Fato que leva ao aprimoramento da engenharia de dados e dos recursos disponíveis para auxiliar a construir as barreiras de segurança digital das corporações. 

Apesar dos diversos meios tecnológicos capazes de inibir os ataques cibernéticos, é válido ressaltar o peso do fator pessoal. Os colaboradores das instituições devem estar cientes e comprometidos em zelar pela segurança dos dados a que possuem acesso, evitando a divulgação de qualquer informação que desrespeita o código de ética e política da empresa. Bem como, devem ser instruídos a comunicarem imediatamente seus superiores quando houver qualquer suspeita de movimentação estranha nos sistemas. 

Mesmo com a implementação de eficazes recursos de segurança para os dados que circulam na internet, é possível contar com ações adicionais que reforçam o cuidado. As mais conhecidas são o armazenamento de dados em sistemas hardware, e o ato de digitalizar documentos e informações primordiais. Dessa forma, quando ocorrer um ataque virtual e os sistemas da empresa estiverem offline, ainda será possível ter acesso às informações importantes e garantir que sejam preservadas de qualquer tentativa de destruição dos dados acessíveis via internet. 

No universo cada vez mais virtualizado, contar com sistemas de segurança cibernética deixa de ser uma opção e torna-se uma necessidade para garantir o bom funcionamento das instituições. Proteger os seus dados equivale a proteger o seu patrimônio e a sua identidade. 

Este conteúdo foi interessante pra você? 🤔

Se possível, deixe o seu comentário abaixo para que possamos trazer sempre assuntos úteis e importantes para o seu dia-a-dia.

Mantenha-se sempre atualizado aqui no blog e seguindo as nossas redes sociais!


Clique no botão abaixo, fale com um de nossos especialistas e turbine a produtividade do seu negócio! Juntos, vamos impulsionar o sucesso da sua empresa!!!


Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Podemos ajudar?