Muito tem se falado sobre a transformação digital e os seus impactos nas organizações e na sociedade. Mas o que é, afinal, essa mudança de paradigmas que estamos vivendo? Quais são os desafios e os processos de inovação que as empresas estão enfrentando? Como a mentalidade baseada em dados se adapta às novas exigências nos cenários mercadológicos atuais?
Vivemos a Era Digital! Conceitos como tempo, espaço e velocidade ganham cada vez mais fluidez no comportamento e nas atitudes dos consumidores que, assumindo o protagonismo em suas jornadas de compra, exigem empresas capazes de se adaptar, ágeis no desenvolvimento de soluções e disruptivas na capacidade de gerar valor às suas demandas.
A seguir, entenda por que o debate deste assunto é tão importante e por que negligenciá-lo pode causar grandes dores de cabeça.
Transformação Digital: Novos Paradigmas.
A transformação digital é um movimento que, incorporado à difusão de criação e uso das tecnologias cada vez mais avançadas, têm impactado nas formas, modelos e padrões organizacionais.
Ela não se resume unicamente ao uso de métodos operacionais (Lean, Scrum, Ágil, etc) ou na melhoria dos sistemas de T.I. Trata-se de uma transformação profunda na estratégia dos negócios, umbilicalmente ligada ao avanço das inovações tecnológicas que modernizam os processos, modificam a cultura, envolvem e capacitam colaboradores e atraem e evangelizam clientes.
É uma forma de incorporar as soluções digitais agregando mais valor ao seu negócio, alavancando o crescimento do seu empreendimento, otimizando a performance e os resultados e, diante de tudo isso, ganhando mercado.
Quais são os desafios e os processos de inovação que as empresas estão vivendo?
Quando pensamos na implementação de uma jornada digital em substituição ao modelo operacional convencional, é normal enfrentarmos grandes desafios e dúvidas perante a complexidade de etapas e soluções tecnológicas existentes à nossa escolha.
O fator humano na integração de gerações em um mesmo ambiente de trabalho é o grande desafio para a mudança de mindset das empresas. Saber gerir comportamentos essencialmente diferentes, alinhando profissionais, soluções e culturas a um mundo de constantes mudanças é o catalisador chave desta transformação.
A inovação deve ocorrer gradualmente, através de processos contínuos definidos a partir de objetivos sólidos de gestão como: aumento da eficiência produtiva, redução de custos operacionais, expansão da qualidade e eficiência, e melhorias de performance e resultados.
Uma vez definidos os propósitos, três áreas chave devem ser consideradas:
- Modelo de Negócio (criação de novas formas de operação e faturamento);
- Conectividade e Analytics (automações e cultura de dados na tomada de decisão);
- Experiência do Cliente (foco na conquista e engajamento).
Realizar a reestruturação para uma cultura digital está intrinsecamente ligada à automatização de processos internos, inteligência artificial para otimizar operações, economia de recursos, eficiência energética, redução de custos/desperdícios e melhor aproveitamento do tempo e do fluxo de trabalho.
Esse movimento visa o aumento da produtividade, o melhor desempenho de equipes e a otimização dos resultados. Fatores que eventualmente culminam na satisfação dos clientes!
Transformação digital: Mentalidade baseada em dados.
A partir de todos estes fatos, fica comprovado que empresas que gerenciam através de decisões baseadas apenas no feeling , feitas “às cegas”, reativas e desarticuladas, estarão fadadas ao desaparecimento em breve espaço de tempo.
O sucesso está na economia colaborativa, em modelos disruptivos que baseiam todas as suas operações através do uso dos recursos digitais e tecnológicos de produção criativa e mídias programáticas.
A execução desta orientação empresarial depende de uma mentalidade baseada em dados, capazes de dar a clareza de rota necessária para o alcance dos objetivos do negócio.
A transformação digital nas empresas é uma realidade imposta de “fora pra dentro”. Embora apresente grandes desafios, com uma preparação adequada, uso das soluções corretas e uma mentalidade organizacional focada na cultura de inovação, é possível driblar as dificuldades e consolidar uma boa performance com alcance de vantagens competitivas significativas.
Ela não é um assunto para o futuro e sim algo pelo qual as empresas de hoje têm de dar o máximo de atenção para continuar o seu legado. A transformação é contínua e fundamental para atender as exigências dos clientes por experiências mais conectadas, integradas, transparentes e, principalmente, rápidas.
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Obrigado pela leitura e até a próxima!