É fato que materiais e equipamentos físicos têm um período de vida útil, que um dia chegará ao fim e, em algum momento, precisarão ser descartados corretamente. A gestão de resíduos permanece sendo uma exigência do governo, mas a preocupação das empresas e indústrias em relação ao descarte correto, já se tornou espontânea, pela preocupação com o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida. Consumidores também estão se tornando mais conscientes e exigentes, valorizando cada vez mais empresas que se preocupam com a sustentabilidade ambiental.
Quando se trata de resíduos gerados por meio da impressão, uma das principais preocupações é com o descarte ecologicamente correto de cartuchos e toners. Você está se perguntando se esses materiais se configuram como resíduo contaminante? A resposta é sim! Agora imagine uma situação de descarte incorreto, isso significa milhares de anos para sua decomposição na natureza e um prejuízo com a contaminação do solo, ar e água, com os metais pesados.
Sua empresa utiliza serviços de impressão? E como é realizado o descarte dos materiais gerados? Saiba que a responsabilidade pela gestão de resíduos de impressão é das empresas usuárias, mas tudo pode depender de acordos realizados com fornecedores ou com os próprios fabricantes dos produtos. Geralmente, as indústrias já disponibilizam programas e ações de recolhimento, para que cartuchos e toners não sejam descartados de maneira incorreta. Ainda, grande parte desses materiais pode ser reciclado.
A longo prazo, mas não menos importante, as empresas também precisam pensar no descarte correto das próprias impressoras, tendo em vista o tempo de vida útil dos equipamentos ou mesmo por estarem defasados e não atenderem mais às necessidades do negócio. Se toners e cartuchos se configuram como lixo contaminante, as impressoras também precisam de um destino final correto. Também é de responsabilidade da empresa o descarte deste tipo de lixo eletrônico, salvo acordos com fornecedores ou fabricantes.
Dificilmente as empresas têm acesso direto às indústrias, até mesmo porque um mesmo equipamento pode ter peças fabricadas por mais de uma empresa. Mas quando se trata de fornecedores, a exemplo dos serviços terceirizados de Outsourcing de Impressão, é de responsabilidade da empresa contratada, o descarte correto de toners, cartuchos, resíduos, impressoras, bem como peças e outros materiais utilizados nos serviços de manutenção.
Se você está procurando uma empresa que faça o gerenciamento de resíduos de impressão, entre em contato conosco e conheça nossas soluções de Outsourcing de Impressão. Dessa forma, você contará com a credibilidade de uma empresa especializada na área, responsável por toda a gestão e descarte correto de resíduos de impressão. Com isso, você terá mais tempo para focar exatamente no que o seu negócio precisa.
E aí, pronto para fazer a diferença no gerenciamento de resíduos sólidos de sua empresa e ainda torná-la reconhecida pelas ações de sustentabilidade desenvolvidas?
Precisando, conte com a gente! 😉
Clique no botão abaixo, fale com um de nossos especialistas e turbine a produtividade do seu negócio! Juntos, vamos impulsionar o sucesso da sua empresa!!!