Com o desenvolvimento acelerado dos dispositivos eletrônicos e dos sistemas digitais com suas inúmeras automações, tornou-se necessário um meio de materialização de identificação visual capaz de fornecer informações rápidas, sejam elas de produtos, pessoas, processos, pagamentos, localização, patrimônio, entre tantos outros.
Neste contexto, a tecnologia de Impressão Térmica surgiu como uma excelente solução de qualidade nas relações custo/benefício e eficiência. O processo consiste na impressão de dados por meio do aquecimento de uma mídia específica, formando a impressão de forma ágil e prática.
A impressão térmica é fortemente utilizada no setor de logística (identificação de embalagens); nos processos de fabricação industrial (identificação de demarcações de espaços de layouts de chão de fábrica, kanban e etiquetas de rastreio dos produtos ou conjuntos de peças); na impressão de crachás; e, principalmente, na área da saúde (identificação de pacientes/acompanhantes através de pulseiras e etiquetas, laboratório e nutrição na identificação de produtos/paciente e farmácia na dispensa de medicamentos).
Além destes, o universo de usos dos dispositivos de impressão térmica são inúmeros relacionados a recibos, cupons, extratos bancários e etiquetas para a identificação de itens com datas de validade e códigos de barras, comprovantes e uma infinidade a mais.
A Impressora Térmica pode ser encontrada em dois tipos específicos:
Impressora Térmica Direta
É realizada por meio da impressão sobre o próprio papel, não necessitando do auxílio de ribbon (Fita de Transferência Térmica). A impressão direta se utiliza do próprio pigmento que já está incluído no papel e que se revela ao ser aquecido, por isso a necessidade de utilizar etiquetas térmicas ou rolos de papel específicos para tal.
Além disso, a duração temporal da impressão é curta, e por isso não é a ideal para processos que buscam uma conservação maior.
A impressão térmica direta é um excelente recurso que vem agregar valor às grandes demandas por impressão de registros necessários a curto prazo, como comprovantes, bilhetes e notas.
Esta modalidade de impressão cumpre perfeitamente a sua função mediante a necessidade dos mais diferentes negócios que exijam identificação e comprovações (de pagamentos, extratos, taxas,…).
Ante as suas particularidades, a impressão térmica consiste em um recurso mais sustentável e barato pois, se comparado a outras tecnologias de impressão, não gera despesas com a compra de tinta/toner de impressão e o desgaste de peças é menor devido ao seu mecanismo ser mais simples.
Impressora de Transferência Térmica
Usando como analogia impressoras tradicionais que usam tinta, esta se encontra em forma de fitas que liberam cor ao serem aquecidas em determinados pontos. Ou seja, é feita através da transferência do conteúdo que está no ribbon – fita de silicone – para o papel/mídia, deixando uma melhor qualidade.
A transferência realizada com ribbon é definitiva. Assim, ela não apaga mesmo depois de muito tempo. Dependendo do material, são resistentes a altas temperaturas, abrasão, solventes e luminosidade excessiva.
Por serem bastante resistentes e duradouras, possibilitam a impressão de vários tipos de etiquetas diferentes (sintéticas, papéis e têxteis), sendo apropriadas para códigos de barras de produtos duráveis, etiquetas de garantia, entre outros.
Além disso, possuem uma ótima qualidade de impressão considerando a alta resolução, definição e nitidez dos caracteres e elementos.
A impressão térmica – seja por transferência térmica ou térmica direta – é rápida e silenciosa, possuindo uma excelente qualidade em seus resultados e uma durabilidade excepcional em condições climáticas variáveis, de acordo com cada especificidade.
Além disso, as impressoras não necessitam de manutenção constantemente e são consideradas baixas (tendo em vista a robustez dos materiais), e também são tolerantes no que diz respeito ao volume de trabalho.
Podem funcionar a partir de um sistema especialista ou ERPs, tornando-se um equipamento de custo de impressão competitivo. No entanto, a impressora térmica possui uma opção limitada de cores a serem utilizadas, uma vez que, por ser utilizado o aquecimento ocorre uma limitação de cera e resina, o que dificulta a diversidade de cores.
Após avaliar qual a necessidade da sua empresa, você pode adotar o nosso Outsourcing de Impressão e contar com os benefícios da impressão térmica no seu cotidiano.
Para saber mais sobre impressão térmica e seus diversos usos, clique aqui e converse com nossos especialistas!
Clique no botão abaixo, fale com um de nossos especialistas e turbine a produtividade do seu negócio! Juntos, vamos impulsionar o sucesso da sua empresa!!!