Se você é gestor e busca estar atento às transformações digitais e acompanha assiduamente o nosso blog, certamente já ouviu falar sobre BPM (Gestão de Processos) e ECM (Gestão de Conteúdo Empresarial).
Estas tecnologias, aliadas ao Blockchain, têm modificado a gestão de processos nas empresas e contribuído para que os negócios se tornem cada vez mais competitivos no mercado.
Mas, calma! Se você está aqui pela primeira vez e estes temas ainda são desconhecidos do seu dia-a-dia, acompanhe este texto e confira como a gestão de processos vêm se transformando através da tecnologia descentralizada.
BPM e ECM: Desvendando as Tecnologias que Revolucionam Processos Empresariais
1. Business Process Management (BPM)
O BPM, ou Gerenciamento de Processos de Negócios, é uma disciplina gerencial que integra gestão de negócios, técnicas e ferramentas tecnológicas.
O objetivo é identificar, analisar e otimizar os processos organizacionais. Utilizando ferramentas de BPM, é possível mapear, modelar, aprimorar e controlar os processos empresariais de ponta a ponta.
2. Enterprise Content Management (ECM)
O ECM, ou Gestão de Conteúdo Empresarial, busca automatizar a digitalização, armazenamento, catalogação, compartilhamento e interpretação de informações e dados empresariais.
Essa abordagem permite reunir diferentes tipos de dados em um sistema único, facilitando a comunicação entre eles e proporcionando o cruzamento de informações para gerar conhecimento estruturado.
Veja também:
Embora muitas vezes essas disciplinas sejam tratadas de forma isolada, há ganhos incríveis ao se utilizar plataformas que unam BPM e ECM, trazendo um leque completo de soluções personalizadas para cada negócio.
Enquanto o ECM atua para tornar as informações disponíveis e facilmente rastreáveis, o BPM age para tornar o fluxo de atividades claro, possibilitando transformações rápidas nos processos.
Um exemplo da união de ECM, BPM e ERP (Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais):
Num cenário de venda de roupas online, quando um cliente acessa o site da empresa para comprar, ele realiza pesquisas, seleciona produtos para o carrinho e conclui o pagamento. Você, então, retira os produtos do estoque e faz o envio.
Nesse ponto, o sistema ERP entra em ação, registrando a transação, atualizando o estoque, gerenciando as finanças associadas à venda bem como registrando o histórico de compras do cliente, seu ticket médio por transação e padrões de consumo.
Ao integrar um sistema BPMS que incorpora tanto BPM quanto ECM, ganhamos a capacidade de acessar informações detalhadas do processo, proporcionando uma visão abrangente do ciclo de compra e possibilitando uma execução ainda mais eficiente, oferecendo insights fundamentais para aprimorar a experiência do cliente e maximizar a sua retenção.
Ao avaliar todo o processo de compra, identificamos oportunidades de melhorias, personalização e estratégias específicas para cativar esse cliente. A integração fluida entre BPM, ECM e, neste exemplo, o ERP cria um ambiente sinérgico que impulsiona a eficiência operacional e a satisfação do cliente em todo o ciclo de vida para transações futuras.
E como o Blockchain se insere nesse processo?
Para começar, vamos explicar o que significa blockchain.
O conceito é recente e surgiu em 2008, em um artigo publicado pelo suposto criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. Nele, o autor explica como aplicar o sistema P2P (peer-to-peer) para eliminar os intermediários nas transações financeiras.
Como uma rede distribuída na qual não é necessário um servidor central, o P2P tem todos os computadores interligados, funcionando como receptores e servidores de dados compartilhados ao mesmo tempo.
Quando um arquivo é salvo, ele fica na nuvem e também é armazenado na rede. E é exatamente por isso que acredita-se que o blockchain seja tão qualificado na segurança da informação.
Saiba mais:
- Design de Processos de Negócios: Como tornar uma empresa mais eficiente com BPM?
- Os benefícios da RPA na sua Empresa.
Quando falamos de plataformas de BPM e ECM, que armazenam dados em silos organizacionais, onde cada área é responsável pelos seus processos e documentos, o blockchain entra como um complemento, com o intuito de fornecer uma auditoria sem vazar informações confidenciais para outras partes.
O sistema P2P busca eliminar o repositório central, tornando-se uma rede de armazenamento descentralizada que permite que múltiplas empresas troquem informações entre si, de forma direta, com total integridade nos processos.
Um dos principais benefícios de utilizar o blockchain em paralelo com o BPM e ECM é que tanto as contrapartes quanto os participantes são capazes de manter o controle dos seus dados, sem que haja o vazamento de dados dos clientes por meio de terceiros. Assim, as organizações podem impor regras de rede enquanto mantêm o controle.
Em resumo, a sinergia entre BPM, ECM e blockchain não apenas transforma a gestão de processos, mas também eleva a segurança e eficiência na gestão de conteúdo empresarial, proporcionando às organizações uma abordagem completa e inovadora para o sucesso no mercado competitivo.
Na Ricohpel, buscamos estar sempre na vanguarda dos avanços tecnológicos que impulsionam a eficiência operacional e a competitividade das empresas.
Mantenha-se conectado conosco, através do blog e das redes sociais, para receber informações valiosas, dicas e atualizações sobre as mais recentes inovações do ramo.
Até o próximo conteúdo! 😉🤝
Clique no botão abaixo, fale com um de nossos especialistas e turbine a produtividade do seu negócio! Juntos, vamos impulsionar o sucesso da sua empresa!!!