Cultura Empresarial na Era da Transformação Digital: Como Alinhar Pessoas e Tecnologias?

Todos nós convivemos e nos adaptamos, diariamente, com os recursos tecnológicos que surgem a partir da transformação digital. No entanto, muitas empresas ainda trabalham de forma analógica e enfrentam desafios para incorporar as novas tecnologias à rotina da organização. Mas por que, afinal, isso acontece?

Pode estar na cultura organizacional a barreira que impede que a transformação digital faça parte do dia a dia de uma empresa. 

E como ignorar e não se adaptar às novas tecnologias está fora de questão, é necessário adotar estratégias para alinhar a equipe à transformação que tanto se deseja. 

Cultura Organizacional e Transformação Digital: qual a relação existente?

Para começar, vale destacarmos que a transformação digital refere-se à associação de recursos tecnológicos aos produtos, processos e serviços organizacionais, garantindo novas funcionalidades e, principalmente, auxiliando na simplificação das tarefas, na automatização das atividades, ganho em eficácia e controle muito maior. E tudo isso voltado ao aumento da produtividade.

Mas, apesar de todas as vantagens implicadas nesse processo, a cultura organizacional de uma empresa pode ser avessa às mudanças, tendo departamentos ou setores que funcionam como ilhas e que não veem essas alterações como algo positivo, especialmente a longo prazo.


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Não alinhar a cultura organizacional à transformação digital impede que a empresa avance rumo a práticas mais céleres, assertivas e exitosas. 

Por vezes, uma empresa acaba limitada pela falta de recursos, de talentos e conhecimentos disponíveis. 

No entanto, quando o negócio decide que vai se adaptar às mudanças, é necessário preparar a equipe para receber as novas tecnologias, capacitando-as de acordo com os objetivos e pilares da organização.

Estratégias de Transformação Digital para a Sua Empresa

Desenvolver a cultura digital envolve uma série de fatores que precisam ser gerenciados para garantir bons resultados. E aqui, vamos falar de algumas estratégias que podem auxiliar nesse processo, e que vão muito além da incorporação de recursos tecnológicos.

A primeira mudança deve passar pelas pessoas que integram a equipe. É indispensável, neste ponto, que tanto diretores quanto colaboradores adquiram competências digitais para enfrentar a transformação. 

Capacitações são necessárias, mas é necessário que a inovação e a troca de ideias sejam estimuladas dentro da empresa, permitindo que os responsáveis identifiquem carências e possíveis mudanças.

É importante que os diretores acreditem neste novo cenário e que consigam passar essa crença aos demais gestores das equipes. Todos devem estar unidos em prol de uma mesma ideia, já que serão os primeiros a adicionar novas ferramentas, a promover e controlar a implantação de novas tecnologias.

As novas ferramentas tecnológicas devem atender às necessidades das equipes e, como cada departamento possui demandas diferentes, é necessário fazer uma análise de cada setor. 

Nenhum colaborador vai se sentir motivado a aderir a mudanças que não afetem ou melhorem o seu dia a dia.


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É válido incorporar ferramentas digitais de trabalho colaborativo, que vão auxiliar a equipe a se engajar no ambiente tecnológico, interagindo com os colegas. 

É importante apostar, também, em ferramentas que automatizem processos organizacionais maçantes, que demandam muito tempo de trabalho repetitivo da equipe como um todo.

As mudanças geradas dentro da empresa vão impactar diretamente no público-alvo, sejam clientes ou stakeholders. As pessoas estão cada dia mais conectadas aos recursos tecnológicos e antenadas em empresas que se adaptaram a essa realidade. 

Logo, para uma empresa crescer e se manter competitiva, é necessário que a transformação digital esteja presente de ponta a ponta em uma organização: desde o fazer dos colaboradores até a experiência do cliente.


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