Já falamos aqui no blog como há uma grande preocupação entre as empresas em implantar novas soluções que otimizem as suas atividades a fim de eliminar perdas, reduzir custos, aumentar a produtividade e, principalmente, a qualidade na entrega dos produtos ou serviços.
E é exatamente por isso que, nos últimos anos, as organizações têm apostado na Gestão de Processos de Negócios (BPM) para alcançar os seus objetivos.
No entanto, o que poucas empresas observam é que, para que esta gestão tenha êxitos, é necessário que aconteçam mudanças mais profundas dentro da cultura organizacional.
Neste conteúdo, vamos falar sobre a importância do equilíbrio entre a tecnologia, estratégias corporativas e a cultura organizacional. Fique conosco!
Veja também:
Primeiro, entenda o que é a Cultura Organizacional.
Cultura organizacional ou cultura corporativa refere-se ao conjunto de normas, leis, valores e crenças que são compartilhados pelos membros de uma organização.
Ela se manifesta na política da empresa, afetando todos os setores: desde a relação com os funcionários, passando pela experiência de compra de um cliente até a relação com um fornecedor.
A cultura organizacional está associada ao estilo de vida de uma empresa, sendo, basicamente, a forma como os valores da organização são disseminados, absorvidos e propagados pelos colaboradores para a sociedade e, principalmente, para o seu público-alvo.
Mais do que diferenciar a organização dos seus concorrentes, a cultura organizacional melhora a comunicação entre os membros da organização e demais stakeholders.
O fato é que empresas que têm uma forte cultura organizacional, especialmente voltada às pessoas, acabam tendo o engajamento do seu público interno, conseguem atrair mais talentos e ter uma alta taxa de retenção de colaboradores. Os funcionários se sentem parte da empresa, daquele projeto, e muito mais estimulados a trabalhar para a adoção de estratégias e novas soluções.
E qual a associação entre Cultura Organizacional e BPM?
Vários estudos têm mostrado que a cultura organizacional tem um impacto considerável na adoção do Business Process Management (BPM) – Gestão de Processos de Negócio – uma metodologia que visa aprimorar os negócios de uma empresa e a sua capacidade de organização, tendo a tecnologia como a principal aliada.
A essência do BPM está alicerçada em ciclos de melhorias contínuas, onde a organização e as pessoas precisam se adaptar às novas formas de trabalho.
E, como se sabe, muitas vezes os colaboradores são resistentes à mudança, e isso acaba sendo um entrave para que as novas iniciativas tenham êxito.
E o que fazer para quebrar essa barreira e alinhar a Cultura Organizacional às transformações?
Bom, lidar com o novo é um desafio para todos, especialmente quando essa mudança já chega pronta. Para trabalhar a implantação de uma ferramenta, como o BPM, é necessário convencer as pessoas de que essa mudança vai trazer benefícios a curto, médio e longo prazos.
Mas, primeiro, é essencial identificar quais os valores organizacionais podem contribuir de forma positiva ou negativa para esse projeto.
A partir dessa visão, é possível mitigar os possíveis impactos negativos e desenvolver os valores que atuam como facilitadores de uma cultura de BPM, como trabalho em equipe, vontade de mudança e responsabilidade pessoal.
É importante mostrar à equipe que BPM não é apenas mais uma ferramenta limitada a atividades operacionais, mas que a gestão de processos trata de algo mais amplo, que tem o poder de apoiar a transformação da organização, e que essa transformação impactará positivamente em todos.
As pessoas que fazem parte deste processo precisam estar envolvidas na elaboração e terem suas responsabilidades bem definidas. Isso fará com que elas se sintam partes deste projeto.
Diante desse cenário, é crucial fornecer o suporte essencial para que os colaboradores possam se adaptar de maneira eficiente às mudanças, por meio de programas de treinamento e workshops especializados.
A comunicação efetiva e a transparência tornam-se pilares fundamentais ao longo de todo o processo de implementação do BPM. Estabelecer canais claros de comunicação e garantir a clareza nas ações contribui significativamente para o sucesso da integração dessas práticas inovadoras.
À medida que os benefícios da adoção do BPM começam a se manifestar, é imperativo compartilhar esses resultados com a equipe.
Destacar de maneira proativa como o esforço coletivo está gerando impacto positivo reforça o comprometimento de todos os envolvidos, consolidando a percepção do valor do trabalho conjunto.
A Gestão de Processos de Negócio (BPM) ajuda a empresa a se organizar, a se conhecer e a discutir problemas. Junto com a equipe, os gestores podem explorar o modo como as coisas são feitas e, então, pensar conjuntamente o que pode ser feito para haver melhorias, para que a organização possa evoluir.
Adotando estas estratégias, o BPM pode ajudar a quebrar barreiras relacionadas à colaboração interna entre as áreas, unindo forças para que a empresa cresça e melhore seus processos e resultados.
Saiba mais:
- 9 Passos para Otimizar a Gestão de Processos do seu Negócio.
- Conheça as soluções da Ricohpel para inovar a gestão dos seus processos e documentos de forma correta!
Na Ricohpel, compreendemos a importância da Cultura Organizacional alinhada à eficácia dos Processos de Negócio (BPM). Se você busca otimizar atividades, reduzir custos e aprimorar a qualidade na entrega de produtos ou serviços, junte-se a nós nessa jornada de transformação.
Nossa abordagem integrada une tecnologia, estratégias corporativas e cultura organizacional, promovendo uma mudança positiva.
Descubra como podemos colaborar para fortalecer a sua empresa, atraindo talentos, aumentando a retenção de colaboradores e impulsionando resultados.
Vamos construir juntos um futuro mais eficiente e inovador?
Entre em contato conosco e descubra o poder da Gestão de Processos de Negócio da Ricohpel!
Clique no botão abaixo, fale com um de nossos especialistas e turbine a produtividade do seu negócio! Juntos, vamos impulsionar o sucesso da sua empresa!!!