Estratégias para alinhar Cultura e Processos na Transformação Organizacional com BPM.

Já falamos aqui no blog como há uma grande preocupação entre as empresas em implantar novas soluções que otimizem as suas atividades a fim de eliminar perdas, reduzir custos, aumentar a produtividade e, principalmente, a qualidade na entrega dos produtos ou serviços. 

E é exatamente por isso que, nos últimos anos, as organizações têm apostado na Gestão de Processos de Negócios (BPM) para alcançar os seus objetivos. 

No entanto, o que poucas empresas observam é que, para que esta gestão tenha êxitos, é necessário que aconteçam mudanças mais profundas dentro da cultura organizacional

Neste conteúdo, vamos falar sobre a importância do equilíbrio entre a tecnologia, estratégias corporativas e a cultura organizacional. Fique conosco!


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Primeiro, entenda o que é a Cultura Organizacional.

Cultura organizacional ou cultura corporativa refere-se ao conjunto de normas, leis, valores e crenças que são compartilhados pelos membros de uma organização. 

Ela se manifesta na política da empresa, afetando todos os setores: desde a relação com os funcionários, passando pela experiência de compra de um cliente até a relação com um fornecedor.

A cultura organizacional está associada ao estilo de vida de uma empresa, sendo, basicamente, a forma como os valores da organização são disseminados, absorvidos e propagados pelos colaboradores para a sociedade e, principalmente, para o seu público-alvo. 

Mais do que diferenciar a organização dos seus concorrentes, a cultura organizacional melhora a comunicação entre os membros da organização e demais stakeholders.

O fato é que empresas que têm uma forte cultura organizacional, especialmente voltada às pessoas, acabam tendo o engajamento do seu público interno, conseguem atrair mais talentos e ter uma alta taxa de retenção de colaboradores. Os funcionários se sentem parte da empresa, daquele projeto, e muito mais estimulados a trabalhar para a adoção de estratégias e novas soluções.

 

E qual a associação entre Cultura Organizacional e BPM?

Vários estudos têm mostrado que a cultura organizacional tem um impacto considerável na adoção do Business Process Management (BPM) – Gestão de Processos de Negócio – uma metodologia que visa aprimorar os negócios de uma empresa e a sua capacidade de organização, tendo a tecnologia como a principal aliada. 

A essência do BPM está alicerçada em ciclos de melhorias contínuas, onde a organização e as pessoas precisam se adaptar às novas formas de trabalho. 

E, como se sabe, muitas vezes os colaboradores são resistentes à mudança, e isso acaba sendo um entrave para que as novas iniciativas tenham êxito.

 

E o que fazer para quebrar essa barreira e alinhar a Cultura Organizacional às transformações?

Bom, lidar com o novo é um desafio para todos, especialmente quando essa mudança já chega pronta. Para trabalhar a implantação de uma ferramenta, como o BPM, é necessário convencer as pessoas de que essa mudança vai trazer benefícios a curto, médio e longo prazos. 

Mas, primeiro, é essencial identificar quais os valores organizacionais podem contribuir de forma positiva ou negativa para esse projeto. 

A partir dessa visão, é possível mitigar os possíveis impactos negativos e desenvolver os valores que atuam como facilitadores de uma cultura de BPM, como trabalho em equipe, vontade de mudança e responsabilidade pessoal.

É importante mostrar à equipe que BPM não é apenas mais uma ferramenta limitada a atividades operacionais, mas que a gestão de processos trata de algo mais amplo, que tem o poder de apoiar a transformação da organização, e que essa transformação impactará positivamente em todos. 

É um instrumento que vai ajudar a equipe a repensar o negócio e a tomar decisões mais assertivas.

As pessoas que fazem parte deste processo precisam estar envolvidas na elaboração e terem suas responsabilidades bem definidas. Isso fará com que elas se sintam partes deste projeto.

Diante desse cenário, é crucial fornecer o suporte essencial para que os colaboradores possam se adaptar de maneira eficiente às mudanças, por meio de programas de treinamento e workshops especializados.

A comunicação efetiva e a transparência tornam-se pilares fundamentais ao longo de todo o processo de implementação do BPM. Estabelecer canais claros de comunicação e garantir a clareza nas ações contribui significativamente para o sucesso da integração dessas práticas inovadoras.

À medida que os benefícios da adoção do BPM começam a se manifestar, é imperativo compartilhar esses resultados com a equipe. 

Destacar de maneira proativa como o esforço coletivo está gerando impacto positivo reforça o comprometimento de todos os envolvidos, consolidando a percepção do valor do trabalho conjunto.

A Gestão de Processos de Negócio (BPM) ajuda a empresa a se organizar, a se conhecer e a discutir problemas. Junto com a equipe, os gestores podem explorar o modo como as coisas são feitas e, então, pensar conjuntamente o que pode ser feito para haver melhorias, para que a organização possa evoluir. 

Adotando estas estratégias, o BPM pode ajudar a quebrar barreiras relacionadas à colaboração interna entre as áreas, unindo forças para que a empresa cresça e melhore seus processos e resultados.


Saiba mais:


 

Na Ricohpel, compreendemos a importância da Cultura Organizacional alinhada à eficácia dos Processos de Negócio (BPM). Se você busca otimizar atividades, reduzir custos e aprimorar a qualidade na entrega de produtos ou serviços, junte-se a nós nessa jornada de transformação. 

Nossa abordagem integrada une tecnologia, estratégias corporativas e cultura organizacional, promovendo uma mudança positiva. 

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