O avanço tecnológico vertiginoso e sua interface com a administração empresarial é um assunto particularmente sensível para os gestores em todos os segmentos de mercado. Reavaliar o modelo de negócio constantemente, o contato com os clientes, a mecânica de vendas e a entrega de valor em cada estágio faz parte da maturidade dos negócios frente a competição omnichannel característica deste século.
É vital reconhecer que a transformação digital tem grande impacto sobre a sociedade, as cidades, seus habitantes, hábitos de convívio e consumo. Imersos a um volume enorme de conteúdo, as pessoas buscam instantaneamente soluções às suas “dores”. As empresas, por sua vez, deverão atender com rapidez e eficiência as necessidades e expectativas de seus clientes através, cada vez mais, de tecnologias sob demanda geradas por meio da Big Data e da Inteligência Artificial.
Independentemente do porte ou área de atuação, qualquer organização pode beneficiar-se do mundo digital. A tecnologia se tornou uma facilitadora do nosso dia-a-dia. Através dela conseguimos otimizar e automatizar os processos internos aumentando o seu alcance e melhorando o desempenho, para que possamos focar no que realmente importa. Tudo isso com o objetivo de melhorar os resultados dos nossos negócios.
A transformação digital é, sobretudo, uma transformação cultural!
O mundo pós-pandemia será multidimensional, digitalizado e hiperconectado. É tempo de se reinventar, revisitar conceitos e prioridades, fomentar a criatividade e a inovação. As empresas com senso crítico e flexibilidade para aprender passam a ter credibilidade e respaldo na relação de confiança com os seus consumidores.
Se preparar para este cenário de interações on e off-line no comércio, nas comunicações e na aprendizagem, absorvendo novos processos e novas metodologias de acordo com as mudanças do mercado é a chancela básica de qualidade exigida para a criação de inovações ágeis e transformadoras neste “novo normal”.
Os meios para que estas competências sejam postas em ação e para que haja progresso com ganhos de todas as partes depende, sobretudo, da diversidade e inclusão, sustentabilidade, acesso à educação e democratização do uso consciente, comprometido com a ética, transparência e responsabilidade sobre todo o ecossistema de informações.
A compreensão desses dados pode modelar as experiências que serão geradoras de novos insights. Oferecendo, assim, os melhores produtos, serviços e experiências aos colaboradores, clientes e sociedade em geral. Seja na forma online tradicional, mobile ou em ambiente físico, garantindo a privacidade e segurança em todos estes meios.
A tecnologia é um dos pilares da transformação!
Sob essa perspectiva, é imperativo dizer que o emprego de métodos de gestão ultrapassados, centralizados e sem diálogo com todas as áreas da empresa atrasam os processos internos ocasionando a falta de competitividade.
A tecnologia é o pilar da transformação e o motor dos negócios!
O dever dos líderes empresariais é fomentar essas conversas, com planejamento e ações práticas que visem colocar as empresas no topo da jornada de transformação, avançando como sociedade em novas experiências de vida, entretenimento e consumo.
Ou você se prepara e mergulha nessa nova realidade ou talvez não continue mais a operar.
A escolha é sua!
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