fbpx

Transformação Digital e Integração de Tecnologias: Rumo à Eficiência Operacional.

Como CEO de uma empresa de médio a grande porte, você está ciente da importância da transformação digital para manter sua organização competitiva e eficiente no mercado atual.

O fato é que a tecnologia está avançando a passos largos e ocupando cada vez mais espaço nas empresas, automatizando tarefas, integrando sistemas e aumentando, por consequência, a produtividade, a agilidade e a eficácia no dia a dia corporativo.


Veja também:


E neste contexto, vale darmos destaque à integração de sistemas, que é uma das principais vantagens da transformação digital e que colabora para o desenvolvimento das organizações. 

Afinal, é impossível olharmos para trás e não pensarmos em como a integração foi positiva para eliminar a necessidade de inserir uma mesma informação em diversos sistemas, não é, mesmo?

Preparando-se para o Futuro Digital: Contextualização da Transformação Digital.

A transformação digital vai muito além da simples adoção de novas tecnologias; trata-se de uma mudança fundamental em todos os aspectos da empresa. Trata-se de uma mudança estrutural e que tem como papel fundamental as novas tecnologias.

Essa transformação compreende a virtualização das operações e processos de uma empresa, que ganham, com isso, eficiência, conectividade e mais valor, graças aos recursos disponíveis no meio digital. 

Quando rotinas repetitivas passam a ser automatizadas por softwares, quando há a integração entre diferentes setores, o uso de aplicativos que ajudam a monitorar as equipes, além de pequenas soluções que entregam indicadores de forma simples e rápida, nós estamos vivenciando a transformação digital. 

Termos como APIs, Cloud Computing e Internet of Things desempenham papéis essenciais nessa jornada. E tudo isso, hoje, acaba sendo impulsionado pela rápida disseminação dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e pela expansão da web.

Como a integração de tecnologias está relacionada à transformação digital?

O nome já diz tudo: a integração de sistemas nada mais é do que fazer com que ecossistemas, nuvens e redes estejam conectados entre si e também com o ambiente externo, tudo isso de forma ágil e segura.

Essa integração de tecnologias acelera processos em todos os setores da organização, qualifica a governança e aumenta a segurança dos dados.

Vamos a um exemplo: há poucos anos, quanto tempo levaria para que um colaborador encontrasse uma informação em um arquivo físico? Por mais organizado que esse arquivo estivesse, levaria tempo. Tempo e possibilidade desta informação ter sido perdida.

Ao utilizarmos a nuvem para armazenar dados, buscamos a recuperação ágil de arquivos, independentemente de local ou tempo. Contudo, a simples presença do arquivo na nuvem não garante essa agilidade.

É vital ter a integração de um software de armazenamento (ECM) inteligente que organize os arquivos eficientemente. Caso contrário, precisaríamos lembrar exatamente em qual diretório o arquivo foi salvo.

Um software inteligente elimina essa necessidade, permitindo a busca pelo conteúdo desejado sem precisar saber sua localização exata. Somente assim podemos afirmar com veracidade que a localização do documento é verdadeiramente instantânea.

Dessa forma, as ferramentas digitais inteligentes e integradas proporcionam mais praticidade, permitindo que o colaborador não perca tempo em determinadas tarefas, podendo focar no que realmente importa em sua função. 


Saiba mais:


Como acompanhar a transformação digital?

Um dos grandes erros das empresas é lidar com os serviços de TI de maneira self-service, ou seja, as demandas surgem, de forma pontual, ao passo que as dificuldades são encontradas no dia a dia. Logo, diferentes soluções são incorporadas, de forma descentralizada, sem se comunicarem.

Para acompanhar a transformação digital é necessário investir em uma estratégia centralizada de integração, mais robusta e tecnológica, que de fato padronize os processos e dê velocidade à organização. 

Essa jornada de integração começa por simplificar a conectividade por meio da API – Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação, que tem como objetivo auxiliar na construção de uma governança de API com inteligência artificial, a fim de estruturar de forma otimizada todos os sistemas, para que as integrações se tornem mais fluídas.

A jornada passa pela integração entre redes, que faz com que as plataformas da organização se comuniquem com segurança; por APIs seguros e pela construção de uma arquitetura de integração robusta e low-code, ou seja, que requer pouca ou nenhuma codificação. 

Um trabalho complexo, que deve ser executado por uma empresa com experiência na área, e que vai resultar em uma resposta ágil às demandas de evolução digital, mantendo a empresa competitiva no mercado.


A era da transformação digital é inegável, e é imperativo que sua empresa esteja alinhada a essa realidade dinâmica.

Se você está pronto para abraçar essa revolução, mas se sente confuso sobre por onde começar, conte com a nossa expertise de mais de 25 anos no ramo de Soluções Corporativas.

Compreender a sua organização de modo que gere tranquilidade, conforto e satisfação ao seu dia-a-dia é o propósito que nos move. 

Entre em contato conosco, será um prazer entender as suas necessidades, desenvolvendo as melhores estratégias para o sucesso do seu negócio. 

Clique aqui e nos chame pelo WhatsApp!


Clique no botão abaixo, fale com um de nossos especialistas e turbine a produtividade do seu negócio! Juntos, vamos impulsionar o sucesso da sua empresa!!!


Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Podemos ajudar?