fbpx

Assinatura eletrônica ou Assinatura digital? Aprenda as suas diferentes utilidades!

A velocidade com que o avanço da tecnologia tem resultado em inovações disruptivas em todos os ramos e setores da sociedade e da indústria é uma realidade que tem impactado em desafios cada vez mais complexos, dinâmicos e indispensáveis.

A exigência por transações comerciais rápidas, confiáveis, com monitoramento e segurança estão reconfigurando os processos até então tradicionais. Cortar custos e burocracias, ampliando lucros instantaneamente é a matemática que impera nos negócios desta era de transformações contínuas.

Diante deste contexto, a maneira convencional de assinar documentos em papel tem sido substituída, gradativamente, pelas assinaturas online com certificados digitais. Em termos técnicos elas são conhecidas como Assinatura Eletrônica e Assinatura Digital. 

Apesar de ambas possuírem valor jurídico, elas não podem ser consideradas como sinônimos de igual valor e usabilidade. Saber seus funcionamentos e como aplicá-las é uma condição básica para as empresas que buscam por negócios cada vez mais conectados, contínuos, transparentes e relevantes aos seus clientes e a sociedade em geral.

Se você não sabe diferenciá-las, não se preocupe, pois vamos esclarecer os seus significados, suas utilidades, distinções e semelhanças. Acompanhe este conteúdo até o final e aprenda com a gente!

Como e para qual finalidade fazer Assinatura Eletrônica? 

A assinatura eletrônica é um gênero amplo que inclui diversas maneiras de realizar uma assinatura que não depende dos moldes tradicionais em papel e caneta. A assinatura eletrônica pode ser feita por meio de senhas e códigos pessoais que validam acesso aos sistemas bancários, jurídicos, públicos e privados. Ou seja, a assinatura eletrônica engloba todas as formas de assinar algum documento eletrônico ou a identificação pessoal.


Veja também:


Como e para qual finalidade fazer Assinatura Digital? 

A assinatura digital é um tipo específico de assinatura eletrônica. Ela consiste na utilização de criptografia para que ocorra a proteção de seu documento. A sua validação requer o uso de uma chave privada e uma chave pública, e qualquer tentativa de alteração no documento que já foi assinado o torna inválido. Para fazer a assinatura digital é necessário primeiro ter um certificado digital.

No quesito segurança, a assinatura digital está no topo da lista sendo a mais segura de todas. Em ordem decrescente, em último lugar está a tradicional assinatura em papel como sendo a menos segura, mais burocrática e mais vulnerável às fraudes e problemas de segurança em geral.

Tanto a assinatura eletrônica como a digital são uma autenticação eletrônica/digital de documentos, necessitando de uma validação de assinatura. 

Ambas possuem alguns aspectos em comum, que podemos definir como:

  • A sua validade jurídica;
  • Método menos burocrático;
  • Agilidade e eficiência, pois pode ser feita de qualquer lugar em que haja acesso à internet;
  • Contribuição para a pauta sustentável, pois gera economia de papel;
  • Segurança. Sem dúvida, adulterar uma assinatura eletrônica ou digital é mais complicado do que falsificar uma assinatura em papel.

Muitas empresas têm buscado estas assinaturas para transformar o seu negócio, especialmente aquelas que estão enfrentando dificuldades referentes a autenticação, armazenamento, confiabilidade e segurança. 

Além disso, elas contribuem significativamente na agilidade dos processos, pois contratos que antes necessitavam de várias semanas ou meses para terem as suas assinaturas realizadas de forma manual, agora podem ser assinados em poucos instantes por meio dos recursos eletrônicos e digitais. Sua utilização é mais frequente por empresas, profissionais liberais e instituições governamentais.

Pessoa física também pode usar e usufruir dos benefícios destas assinaturas. As suas diferentes utilidades podem ser resumidas em:

  • Economia de tempo e praticidade;
  • Redução de custos, pois eliminam a necessidade de materiais de escritório como papéis e toners.
  • Podem ser usadas nos mais distintos tipos de documentos, como: contratos de diversas naturezas, planos de saúde, seguros, contrato de compra e venda, documentos públicos, documentos jurídicos, serviços bancários em geral, etc.

Veja também:


A assinatura eletrônica e a assinatura digital são recursos que vieram agregar valor ao mundo dos negócios e das relações legais que necessitam do uso de documentação assinada. 

Elas fazem parte de uma tendência tecnológica oriunda na necessidade de negócios mais seguros, com formas criptográficas e biométricas que asseguram autenticidade na aprovação de documentos, evitando fraudes e agilizando processos em tempo real.

Se você ou a sua empresa ainda não aderiu a estas novas tecnologias, entre em contato com a gente para saber mais! Estamos prontos para ajudá-lo a otimizar os seus resultados com a segurança que o seu negócio exige.

Siga as nossas Redes Sociais para estar sempre por dentro dos assuntos corporativos mais atuais e interaja conosco comentando ou compartilhando os nossos conteúdos! Até a próxima. 😉


Clique no botão abaixo, fale com um de nossos especialistas e turbine a produtividade do seu negócio! Juntos, vamos impulsionar o sucesso da sua empresa!!!


Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Podemos ajudar?