De forma geral, os processos gerenciais de negócios constituem-se em um conjunto mútuo de atividades realizadas por humanos e máquinas com o objetivo de resolver problemas e/ou gerar resultados focados na entrega de valor para os clientes, fornecedores e investidores.
Ao mesmo tempo, para que uma organização tenha maior agilidade e eficiência trabalhando de forma organizada e com sincronia, os processos devem ser integrados, contínuos e otimizados de acordo com uma modelagem específica ao seu core business, respeitando suas peculiaridades e especificações.
O ecossistema de uma organização requer mecanismos de ação intrinsecamente inter-relacionados e integrados. Cada setor deve ser responsável pela excelência operacional individual de maneira interdependente com as demais áreas, tornando todo o processo mais produtivo e gerador de melhores resultados aos clientes e, por sua vez, aumentando a lucratividade do negócio.
Veja também:
Mas, como detectar quando estes processos não estão alinhados com os propósitos, objetivos e metas no dia-a-dia empresarial?
Diante dos diferentes e exigentes desafios que a transformação digital trouxe para os negócios, não é raro encontrar empresas com dificuldades em estruturar seus processos e gerenciá-los de acordo com as diversas demandas impactadas pelas novas tecnologias presentes no cotidiano pessoal e empresarial.
Muitas empresas estão habituadas a atuar sem o devido controle e acompanhamento dos seus processos, os prejuízos e o mau funcionamento são os principais reflexos da falta desta cultura organizacional.
Se a gestão por processos ainda não faz parte da realidade do seu negócio, este pode ser o grande motivo dele estar perdendo competitividade e produtividade, ficando para trás em relação aos seus concorrentes e ao mercado em geral.
Saiba mais:
- Controle de Processos: Como fazer da forma mais adequada e produtiva?
- Conheça as soluções da Ricohpel para inovar a gestão dos seus processos e documentos de forma correta!
Cuidar de uma empresa não é nada fácil! Elencamos os 05 principais problemas que a falta da gestão de processos operacionais pode causar na sua Empresa, citando-os nesta lista:
- Falta de padronização, controle e monitoramento das tarefas na gestão de processos;
- Falta de clareza nas responsabilidades das áreas com sobreposição e duplicidade de funções;
- Falta de engajamento dos líderes e equipes desgastadas;
- Esforço gasto com processos que não agregam valor;
- Falta de subsídios para a tomada de decisões e melhorias contínuas de processos;
Se você identificou alguns destes problemas no ecossistema do seu negócio, é um sinal de alerta para melhorar a gestão da sua Empresa. Aprenda a detectar quando a Gerência de Processos de Negócios não está alinhada com os propósitos, objetivos e metas no dia-a-dia da sua Empresa!
Clique aqui e baixe 📥📚, gratuitamente, o CONTEÚDO COMPLETO deste Ebook e confira todos os detalhes deste valiosíssimo material!!!
Clique no botão abaixo, fale com um de nossos especialistas e turbine a produtividade do seu negócio! Juntos, vamos impulsionar o sucesso da sua empresa!!!