fbpx

Indicadores de Desempenho (KPIs) e métricas fundamentais na Gestão de Processos de Negócios (BPM).

Em muitas empresas, a adoção do Business Process Management (BPM), ou gestão de processos de negócios, é feita pela equipe de Tecnologia da Informação (TI), que busca, principalmente, novas tecnologias para o desenvolvimento e monitoração de processos de workflow e aplicativos.

Acontece que, por vezes, o gerenciamento de desempenho acaba ficando em segundo plano e, com ele, a capacidade de monitorar os negócios de forma eficaz, através de indicadores de desempenho (KPIs) e métricas.

Neste texto, vamos falar sobre como a sua empresa pode atingir melhores resultados, além de um melhor controle administrativo, fazendo uso de boas práticas de BPM e do monitoramento de indicadores de performance. Boa leitura!

Primeiro, entenda o que é BPM

Para quem ainda não está muito familiarizado com o termo, o BPM – ou gerenciamento de processos de negócios, tem como objetivo coletar informações de todos os processos envolvidos nas atividades de uma organização. 

Trata-se de um conjunto de práticas que avalia os processos de ponta a ponta, auxiliando as empresas a aumentarem sua eficiência e qualidade operacional através de análises precisas e do monitoramento de dados e informações, que melhoram a tomada de decisões, aumentam a produtividade e otimizam o tempo de trabalho.

Ao ter um amplo conhecimento sobre como cada processo funciona, os gestores podem traçar estratégias assertivas voltadas à melhoria do desempenho dos negócios. Tornar o processo organizacional mais eficiente é uma das principais vantagens da gestão de processos.


Veja também:


Diferença entre conceitos

Antes de seguirmos, é necessário esclarecer estes três conceitos: medidas, métricas e indicadores de desempenho. 

Enquanto que as medidas referem-se a dados, as métricas representam informações. Já os indicadores são representações de uma métrica ou medida, importantes para facilitar a interpretação quando há comparação a uma referência ou alvo.

Já os indicadores de desempenho que falamos inicialmente – os KPIs, Key Performance Indicator, são considerados pontos de análise onde os gestores podem entender melhor sobre o desempenho de uma operação, servindo para monitorar determinadas atividades.

No Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio, chamado de BPM CBOK, esses indicadores são chamados de PPI, ou Process Performance Indicator, sendo considerados essenciais para a construção de estratégias de melhoria contínua. 

Por meio da análise dos processos, é possível conhecer as características e o potencial da equipe, da empresa, dos produtos ou serviços.

Saiba as vantagens e os principais indicadores utilizados em BPM

Os indicadores de desempenho devem ser escolhidos pensando no que se quer avaliar dentro de uma empresa. 

Eles devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis e relevantes, como a análise do lucro por colaborador e a rotatividade de colaboradores. Além disso, devem ser colocados dentro de uma janela de tempo. 

Existem algumas categorias de KPIs bastante utilizadas em BPM, como os indicadores de capacidade, que utilizam métricas para mensurar quanto foi realizado em um período. 

Também há os indicadores de produtividade, que podem ser analisados por equipe ou individualmente, e respondem a perguntas como o tempo que um colaborador leva para executar determinada tarefa.

Já os indicadores de qualidade procuram conhecer o percentual de entregas realizado fora do padrão de qualidade estabelecido; e os indicadores de eficiência são utilizados para apontar a relação entre o que é produzido e o que é desperdiçado.

Os benefícios de se acompanhar os KPIs e fazer bom uso das práticas de BPM são amplos e permitem que os gestores implementem uma cultura de melhoria contínua na empresa. Com eles, há melhora no controle dos negócios, transparência nos objetivos, melhor direcionamento das melhorias necessárias, previsibilidade dos resultados e subsídios para tomada de decisões.


Saiba mais:


A solução que você precisa está na Ricohpel

Se você é empresário e busca potencializar o alcance de metas na sua empresa, vale a pena conferir o SmartShare BPMS da Ricohpel, um software idealizado para apoiar empresas na gestão de processos de forma eficaz, personalizada e inteligente. 

Entre em contato com nossa equipe de vendas e transforme sua empresa com uma gestão de processos eficiente e inteligente.


Clique no botão abaixo, fale com um de nossos especialistas e turbine a produtividade do seu negócio! Juntos, vamos impulsionar o sucesso da sua empresa!!!


Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Podemos ajudar?